Pontos de Pretos-velhos

Pai Joaquim, cadê Pai Mané
Tá lá nas matas colhendo guiné
(2x)
Diga a ele, que quando vier
Que suba as escadas, não bata o pé
(2x)

***

Quem vem lá
Sou eu, sou eu
Quem vem lá
Sou eu, Rei de Congo
Quem vem lá
Quem vence demanda
Filha de Congo é Maria Redonda

***

Minha agulha, minha dedá
Quem não tem agulha, pra que qué dedá

***

Eu tinha sete canoas,
Maré levou pro fundo do mar,
Eu rezei uma ave-maria
Minhas sete canoas voltou pro lugar.

***

Estava saravando no congá de Pai Miguel,
Vi uma ave tão linda
Era uma ave tão linda, mamãe,
Era uma ave tão linda minhas almas
Era uma Ave-Maria.

***

Mas meu pai Miguel
Quando vem lá de Aruanda
Traz as bençãos de Sant'Ana
Pros filhinhos do congá
Ele é uma velho bom,
Isso eu não posso negar.
Ele é um doce de côco
Quem tem nesse jacutá

***

Saravá meu preto velho
Saravá sua coroa
Falange de preto-velho
É quem faz mandinga boa.
Embala eu vovô,
Embala eu
Embala eu vovô,
Sou filho seu.

***

Como minhas almas não tem,
Como minhas almas, não há
Procuro de vela acesa
É dificil de se encontrar.

***

Ela é mirongueira,
Ela é da Bahia
Quer saber seu nome criança,
É Tia Maria.
Oi na sua rosário tem
E na sua guia,
Tem uma conta criança,
Da Virgem Maria.

Nenhum comentário: