Termos da Umbanda

Muitas pessoas têm dificuldades de entender o que os guias falam durante as consultas, portanto, resolvi listar alguns termos comuns para facilitar o seu entendimento. Lembre-se: você pode perguntar sempre! Tanto à entidade que vai tentar explicar o que ela quer dizer, quanto aos cambonos (ajudantes) que ficam junto do atendimento.

Alguidar, aguidá: Vasilha de barro onde se coloca comida votiva.

Amaci:
Líquido preparado de folhas sagradas, maceradas em água, deixando repousar durante sete dias. É destinado a banhar a cabeça dos médiuns.

Aparelho:
É o médium de incorporação.

Aruanda:
Céu, onde vivem os Orixás e entidades superiores.

Baixar:
O ato da incorporação em um médium.

Banda:
Lugar de origem de uma entidade.

Burro:
Termo utilizado pelos Exús para designar um médium de incorporação.

Calunga grande:
O mar.

Calunga pequena:
O cemitério.

Cambono:
Ajudante nas sessões de Umbanda, assessorando as entidades, médiuns e consulentes.

Carregado:
Indivíduo com energias ruins, más vibrações espirituais.

Caruruto:
Charuto.

Cavalo:
Uma outra maneira de se referir aos médiuns de incorporação.

Cazuá:
Casa, terreiro, templo, local.

Congá:
Altar (também falado como "gongá")

Dar passagem:
Ato do Orixá ou da entidade deixar o médium para que outra entidade nele incorpore.

Descarregar, descarrego:
Ato de livrar alguém das vibrações ruins, renovando suas energias.

Descer:
Outro nome para o ato de incorporação.

Desenvolvimento:
Aprendizado dos iniciados para a melhoria da sua capacidade mediúnica, com a finalidade da incorporação de entidades.

Despachar, despacho:
Fazer uma oferenda, geralmente para Exú.

Entidade:
Seres espirituais da Umbanda.

Falange:
Legião, linha de seres espirituais dentro de uma mesma corrente.

Filho de fé:
Médium, iniciante ou não.

Firmar:
Concentrar-se.

Firmar o ponto:
Cantar coletivamente um ponto (cântico) a fim de conseguir melhor concentração e vibração.

Fundanga:
Pólvora.

Gira:
Sessão religiosa da Umbanda.

Gongá:
Altar.

Guia (1):
Colar ritualístico especial para cada entidade.

Guia (2):
Entidade espiritual.

Guia de cabeça, guia de frente:
Principal entidade de um médium, seu protetor.

Incorporação:
"Transe" para a conexão do médium com uma entidade.

Linha:
Faixa de vibração de uma entidade.

Marafo:
Aguardente, termo geralmente usado pelos Exús.

Matéria:
Corpo, parte material do ser humano.

Mironga:
Segredo, mistério.

Morador, moradô: Casa, lugar onde você mora.

Passe:
Ato pelo qual a entidade utiliza de seus mistérios e energias para purificar e tratar o consulente, afastando os males provocados por vibrações negativas.

Patuá:
Amuleto que se leva no pescoço ou na roupa para alguma finalidade específica.

Pemba:
Espécie de giz, de forma ovalada, em diversas cores. Geralmente utilizado para riscar pontos e também como parte dos passes.

Pito:
Cachimbo, geralmente utilizado pelos Pretos-velhos.

Ponto:
Cântico utilizado para concentração e invocação das energias.

Ponto de abertura:
Para iniciar uma gira (sessão)

Ponto de chamada:
Para invocar entidades

Ponto de defumação:
Cantado enquanto é feita a defumação da casa, dos médiuns e das pessoas presentes.

Ponto de subida: Cântico para ajudar a entidade a deixar o médium.

Ponto riscado: Desenho místico formado por diferentes signos, geralmente riscados com a pemba. Usado para invocar entidades. Quando desenhado pelo médium incorporado, identifica sua entidade.

Puxar um ponto:
Iniciar um cântico.

Quartinha:
Uma espécie de vasilha de barro.

Tuia:
Pólvora.

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